Para uma melhor experiência, mude seu navegador para CHROME, FIREFOX, OPERA ou Internet Explorer.

Mercado imobiliário e Decoração – Blog Tecnisa

[ad_1]

Morar em um condomínio fechado tem inúmeras vantagens, mas uma característica que atrai a maioria das famílias é, sem dúvidas, a segurança. 

Isso porque, se compararmos a estrutura de um condomínio com a de uma moradia comum, veremos como no condomínio existe a sensação de maior proteção, seja pelas áreas cercadas por muros altos ou pelos sistemas de segurança e monitoramento que garantem um maior controle de tudo que acontece em suas dependências. 

A verdade é que condomínios residenciais, principalmente os de alto padrão, são muito bem equipados quando o quesito é segurança, o que é um grande decisor de compra para quem busca uma morada de sossego e tranquilidade.

Além disso, com o avanço da tecnologia, cada vez mais esses condomínios têm investido no que há de mais moderno para manter a segurança de seus moradores. A seguir, vamos conhecer 10 soluções tecnológicas que garantem uma maior segurança predial. A última é uma novidade que vem fazendo muito sucesso!

A tecnologia a serviço da segurança

Nos últimos tempos temos visto de perto o acelerado avanço tecnológico que de forma direta ou indireta influencia o estilo de vida que todos levamos. Estamos presenciando uma verdadeira revolução tecnológica, que ganhou um crescimento exponencial principalmente depois da pandemia gerada pela Covid-19.

É cada vez mais comum ouvirmos falar de espaços inteligentes que utilizam a tecnologia para melhorar a experiência das pessoas: casas, supermercados, condomínios e até cidades. 

Quando o assunto é segurança, por exemplo, podemos destacar as soluções que utilizam biometria e leitura facial, assim como sistemas de monitoramento de última geração. A seguir vamos entender mais sobre elas e outros itens modernos de segurança.

CCTV modernizado

O Closed-Circuit Television ou, em português, Circuito Fechado de Televisão, é um sistema de vigilância por meio de câmeras muito utilizado em bancos e lugares de bastante movimentação, como um condomínio residencial.

As suas câmeras são situadas em lugares estratégicos, captando e transmitindo imagens para o sistema central, de onde é possível acompanhar em tempo real o que acontece em cada espaço e também gravar para análises futuras. 

Essa solução que já é utilizada há anos vem ganhando atualizações e melhorias, como câmeras com infravermelho, sistema de videomonitoramento e qualidade visual com resolução 4K, por exemplo.

Portaria eletrônica e remota

É cada vez mais comum encontrar em condomínios portarias eletrônicas ou remotas, o que possibilita seu funcionamento 24h por dia e de forma ininterrupta.  

Nas portarias eletrônicas tudo acontece de forma automatizada. Geralmente, o morador possui uma chave de entrada ou o acesso é liberado por meio da sua biometria ou reconhecimento facial, por exemplo. 

Para seus visitantes, a liberação acontece diretamente com o morador, que permite ou não a entrada de seus visitantes. É comum nesses casos, os apartamentos serem equipados com sistema de monitoramento que mostram por meio de câmera imagens da portaria em tempo real. 

Já nas portarias remotas, um profissional especializado faz o controle de entrada e saída a partir de uma central e de forma totalmente automatizada. Seu contato e checagem de informações se dá através de áudio e vídeo. 

Em ambas as modalidades, o objetivo é evitar que prestadores de serviço ou moradores sejam abordados fisicamente e obrigados a liberar a entrada de pessoas não autorizadas. O que gera não só mais segurança, mas também economia para o condomínio como um todo, uma vez que o capital humano é reduzido.

Elevadores inteligentes

Outra solução tecnológica que auxilia na segurança de condomínios é a instalação de elevadores inteligentes.

 Neles o visitante só consegue acessar um determinado andar se possuir um código de acesso ou, ainda, se o morador realizar a liberação a partir do seu apartamento.

Assim, só pessoas autorizadas podem chegar até seu apartamento, evitando visitas inconvenientes e até mesmo assalto ou furto.

Câmeras com reconhecimento facial

Câmeras são sem dúvidas uma das principais aliadas da segurança em condomínios e, com o avanço da tecnologia, hoje já é possível instalar e operar nas portarias, por exemplo, câmeras que realizam reconhecimento facial. 

Dessa forma há identificação correta de cada morador e o impeditivo de acesso de pessoas não autorizadas. 

Alarmes de última geração

Um item indispensável na segurança de um condomínio são os alarmes, uma vez que, além de evitar, notificam automaticamente possíveis invasões, o que auxilia na tomada de medidas de contenção.

Os modelos de alarmes mais recentes podem, inclusive, substituir também o uso de cercas elétricas, que muitas vezes se tornam um perigo para animais e crianças.

Fechaduras biométricas

Muito utilizadas em portarias eletrônicas, as fechaduras biométricas permitem identificar por meio da biometria se uma pessoa está ou não liberada a entrar em um determinado condomínio.

Existe um cadastro interno de todos os moradores e a exclusão de biometria quando alguém deixa de conviver no residencial.

Além disso, por meio do acesso via biometria é possível saber quem acessou o prédio e quando, o que ajuda na resolução de possíveis problemas internos.

biometria para manter a segurança em condomínio

Software de gestão

Softwares de gestão vêm se tornando uma mão na roda para síndicos e administradores de condomínio, além de facilitarem a transparência com os condôminos.

Existem desde os que auxiliam na parte administrativa e financeira até aqueles mais completos que permitem também o controle de segurança e gestão de pessoas.

Sensores de presença 

Engana-se quem acredita que os sensores de presença são úteis apenas para economia de energia. Essa tecnologia pode ser também utilizada para garantia de maior segurança em um condomínio.

Inúmeros residenciais já utilizam sensores de presença em conjunto com a portaria eletrônica ou remota, por exemplo. De modo que antes mesmo que a pessoa tome a ação de informar sua presença, ela já é identificada por meio de sensores.

Delivery Room e armários inteligentes para armazenamento de pequenas entregas

O serviço de entrega ou delivery teve um crescimento exponencial desde 2020 com a chegada da pandemia: as pessoas preferem consumir o que quer que seja do conforto de suas casas e apartamentos.

Com isso, condomínios passaram a ter em suas portarias um número cada vez maior de entregadores e encomendas, o que nem sempre acontece de forma controlável e segura.

Por isso, inúmeros novos empreendimentos vêm apostando na concepção de espaços e ferramentas que se adaptem à cultura do delivery e e-commerce. 

Um exemplo disso são os Delivery Rooms e os Lockers: salas específicas para recebimento de encomendas e armários inteligentes para armazenar pequenas entregas com segurança. 

Minimercados inteligentes: Vending Machine e Honest Market

Uma tendência que vem dominando os novos condomínios e proporcionando mais segurança para seus moradores são os espaços de compra de autoatendimento como os Vending Machine e Honest Market. 

Nesses espaços, os moradores podem a qualquer momento do dia ou da noite, realizar compras de itens que “faltaram em casa”, sem precisar rodar a cidade para isso. 

O que evita deslocamentos longos tarde da noite, por exemplo. Tendo tudo que se precisa dentro do próprio condomínio, não há motivos para enfrentar possíveis riscos ou problemas que a rua pode oferecer, não é mesmo?

Vending machine para compras seguras em condomínio

Empreendimentos Tecnisa

A Tecnisa investe diariamente na busca por soluções inovadoras e que levam maior segurança aos moradores de seus empreendimentos. 

Por isso, em seus lançamentos, é comum encontrar a maioria dos itens citados neste artigo. Tudo para proporcionar mais comodidade e tranquilidade aos nossos clientes.

Não dá para negar: soluções tecnológicas de segurança são o futuro dos condomínios residenciais e a garantia de tranquilidade para quem busca um lugar seguro para morar.

Quer conhecer todos os empreendimentos e lançamentos inovadores da Tecnisa? Acesse nosso site! 

[ad_2]

Source link

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Anúncios em destaque
Anúncios Recentes
Rottweiler
Kz100,000.00 (Negociável)
Labradores puro
Kz60,000.00 (Fixo)
Crias de Rotweiler disponíveis para venda imediata
Kz100,000.00 (Fixo)
Topo