Para uma melhor experiência, mude seu navegador para CHROME, FIREFOX, OPERA ou Internet Explorer.

O que é qualidade de vida?

[ad_1]

Qualidade de vida é um assunto recorrente e a grande resposta para muitas perguntas sobre viver bem. Uma olhada rápida na internet define o termo: é a maneira como percebemos nossa vida diante da rotina que precisamos administrar, ou seja, como está o nosso bem-estar físico, mental, psicológico, emocional e espiritual, bem como nossos relacionamentos, saúde, educação e moradia, diante dos desafios diários dos quais não podemos escapar.

No fundo, o que todo mundo quer é ter uma vida plena e feliz, e essa busca se conecta diretamente com a qualidade de vida e com o “talvez” que o conceito traz. “Talvez, se eu alcançar minha meta de peso”, “talvez, se eu conquistar a casa própria”, “talvez, se eu encontrar meu par”, eu terei a felicidade que tanto procuro. Não é sobre o destino, é sobre a jornada, e parte da jornada implica em descobrir o que traz qualidade para a sua vida. Embora o processo seja individual, separamos algumas dicas que podem te ajudar na caminhada. Confira:

Defina suas Prioridades

Como a qualidade de vida é uma questão de percepção individual, o primeiro passo é refletir sobre as coisas essenciais para a sua vida. Não tem resposta certa ou errada, mas a sugestão é pegar um pedaço de papel e escrever tudo que realmente importa para você.

Algumas frentes que podem surgir são: 

  • Moradia
  • Trabalho
  • Saúde
  • Bem-Estar Físico
  • Família
  • Saúde Mental
  • Relacionamentos
  • Estudos

Após desenhar suas prioridades, tente definir quais são mais e menos importantes. Para isso, considere o que você mais precisa e menos precisa em um dia comum. Por exemplo: se o seu trabalho é distante da sua casa e você se sente estressada com as horas de deslocamento, uma moradia mais próxima do seu emprego, ou um trabalho mais perto de casa, são uma prioridade para que você tenha qualidade de vida hoje.

Tente perceber sua vida em detalhes e, toda vez que encontrar um sintoma de desconforto (como o estresse pelas horas no trânsito, citado no parágrafo anterior), eis o alerta de que algo precisa mudar para que você encontre o equilíbrio e possa viver bem e com mais qualidade de vida. 

Converse com quem te quer bem - Qualidade de vida | Tecnisa blog

Converse com quem te quer bem

Muitas vezes nós não conseguimos enxergar o óbvio porque estamos mergulhados em nossas obrigações. A vida exige tanto que é difícil parar para observar detalhes e entender onde podemos melhorar. E é para isso que existem os amigos e familiares

Não leve tudo ao pé da letra: quando dizemos amigos e familiares queremos que você considere pessoas nas quais confia para conversar sobre um assunto tão importante quanto a sua vida. São as pessoas que temos no nosso ciclo social mais próximo, as que nos acompanham em nossos deslizes e conquistas. Já tem alguém em mente, né?

Conte a uma dessas pessoas sobre como se sente e sobre onde quer chegar. Pergunte qual a percepção delas sobre você e o que sugerem como um aspecto de melhoria para que você tenha mais qualidade de vida e bem-estar. 

Compartilhe seus pensamentos sobre o assunto, ou até mesmo a sua lista, e permita-se ouvir o que elas têm a dizer. Saiba ponderar essas respostas, ciente de que, por mais que nos queiram bem, opiniões precisam de filtro. Lembre-se que, do outro lado, existe alguém que tem profundo carinho por você e quer te ver feliz, ou seja, ouça com atenção e depois reflita sobre quais pontos comentados servem para você e quais vão ficar guardados para um outro momento. 

Veja o que é possível e vá em busca

Se você já sabe o que precisa mudar, é hora de planejar como você pode melhorar esse aspecto da sua vida. Para tornar esse passo mais visual, vamos dar um exemplo prático:

Suponha que você more em São Paulo e percebeu que o estresse causado pela distância entre seu trabalho e sua moradia é o fator que precisa mudar para alcançar a paz que busca. Porém, você ama o seu trabalho e quer continuar investindo em sua carreira. A solução, então, é procurar uma nova moradia.

E por onde começar? Pelas perguntas, é claro. 

O que é morar bem?

Morar bem é o que traz mais conforto, qualidade e praticidade para a sua vida, sempre zelando pela segurança e por um bairro que tenha a infraestrutura que facilita o seu dia a dia. Alguns aspectos que o seu olhar deve ser exponencialmente atento:

Conforto

Observe detalhes como área do imóvel, quantidade de banheiros, ventilação e até mesmo o conforto térmico. O tamanho da moradia precisa abrigar bem todos os membros da família, incluindo o pet. Igualmente importante é a decoração, que acrescenta aconchego, identificação e estilo, aumentando o conforto físico e psíquico para você usufruir do ambiente. 

Se você trabalha no estilo home office ou híbrido, analise bem a disposição dos cômodos da casa, a luz, o silêncio e os ruídos externos. Em caso de condomínios, confira se eles possuem áreas para coworking, que já são preparadas para acomodar trabalhadores remotos.

Contato com a natureza

Moradias cercadas de verde, como o Parque Jardim das Perdizes, são elementos significativos na percepção da qualidade de vida. O corpo tira vantagem desse contato: o ar mais puro e a atmosfera mais úmida permitem que a gente respire melhor, e não há nada como a sensação de um pé descalço na grama em um dia de primavera para refrescar as ansiedades.

A mente fica mais calma com o canto dos pássaros, o barulho das folhas ao vento e a vista exuberante e cheia de vida. Acordar com essa paz contemplativa ajuda a enfrentar o dia com mais serenidade e eficiência, por mais atribulado e estressante que ele seja. E, é claro, as crianças são muito beneficiadas por esse contato com a natureza.   

Localização e Mobilidade

Eis o motivo-chefe do nosso exemplo: a moradia deve ficar perto do trabalho. Um grande diferencial é ter acesso facilitado à infraestrutura de transporte urbano, como metrô, trem, ônibus, ciclofaixas e vias de acesso importantes para quem prefere dirigir. O importante aqui é priorizar a economia de tempo, o bem mais precioso do mundo moderno.

Por conveniência, é bom avaliar a proximidade com comércios e serviços essenciais. Assim, você não precisa recorrer ao carro para resolver várias coisas, adicionando praticidade e comodidade à sua rotina. 

  • Padaria
  • Mercado
  • Farmácia
  • Escola
  • Academia

Segurança

Conhecer o bairro antes de escolher o imóvel é muito importante para avaliar também a segurança da região. Poder ir a pé até a padaria sem medo de assalto no trajeto é algo que deve ser levado em consideração. Não adianta ter uma moradia incrível e acabar refém dentro dela, não é mesmo? E mais: bairros seguros valorizam o imóvel.

Confira a seguir uma lista dos pontos principais de segurança no bairro.

  • Visite o bairro de dia e à noite
  • Consulte as estatísticas de ocorrências policiais, como taxa de delitos e ocorrências mensais (via Secretaria de Segurança Pública e jornais locais)
  • Converse com vizinhos e moradores do condomínio
  • Observe os tipos de comércio da região e se funcionam à noite
  • Verifique se há pontos de alagamento perto do imóvel
  • Repare se a iluminação noturna das ruas do entorno é satisfatória

Se você escolher por um prédio ou condomínio, repare na instalação das câmeras de segurança, tanto dentro do condomínio, como na parte externa. A guarita deve oferecer proteção para que o porteiro não seja ameaçado por pessoas de fora. Por fim, a equipe do condomínio precisa ser capacitada para atender às normas de segurança e saberem como agir em situações de perigo.

Luz câmera ação - Qualidade de vida | Tecnisa blog

Luz, câmera, ação!

A situação acima era hipotética, mas imitava os dilemas da vida real. A ideia é te ajudar a visualizar todo o universo de possibilidades e de dúvidas que a busca por uma mudança pode gerar.

O desafio parece gigante, porém, ele é apenas um ciclo que você irá transpor. Se prepare, tome todas as precauções, pesquise, pergunte, converse até ter certeza de que a sua decisão é a melhor escolha para que encontre a almejada tranquilidade depois de encarar essa reviravolta. 

Lembre-se sempre de que o esforço é por você, para você e para os que vivem e convivem contigo. Seja a estrela do filme da vida porque o final feliz é (spoiler alert) certo.

Não se esqueça da sua saúde - Qualidade de vida | Tecnisa blog

Não se esqueça da sua saúde

Qualidade de vida e saúde andam de mãos dadas. De nada adianta ter uma moradia incrível, um trabalho que ama e uma rede de apoio que é fantástica se você não tiver saúde para desfrutar de tudo isso. 

Mas como ter mais saúde? Para começar, cuidar da alimentação e atividade física. É importante também tentar ter hábitos mais saudáveis, como não fumar, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e ter momentos de lazer. 

A saúde mental também é crucial, e se conecta com o cuidar de si, ter tempo para ler, meditar, ter alguém com quem conversar e sentir-se bem com a vida que leva. Se qualquer pecinha desse quebra-cabeça estiver desencaixada, um profissional pode te ajudar a colocá-la no lugar.

Checklist do Bem Viver

Para encerrar, fizemos uma lista dos detalhes que às vezes esquecemos por causa da correria, mas que são essenciais para conquistar o seu estilo de Bem Viver. Escolha os que mais combinam com você e aproveite a jornada.

  • Escolha uma habitação que priorize o conceito de morar bem 
  • Descasque mais frutas e legumes e desembrulhe menos bolachas e processados
  • Reconsidere seus exageros e vícios
  • Tenha um pet
  • Conecte-se com a natureza frequentemente
  • Ouça sua música favorita quando acordar
  • Perceba o sabor da sua comida predileta
  • Durma bem 
  • Converse sobre os seus sonhos com quem te incentiva
  • Na dúvida, escolha o bom humor
  • Tire férias (do celular, inclusive)
  • Faça passeios que nunca fez com seus amigos e familiares
  • Tome um banho quente 
  • Aproveite o presente

More bem, viva melhor e seja feliz! A verdadeira qualidade de vida está em apreciar cada passo.

[ad_2]

Source link

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Anúncios Recentes
Rottweiler
Kz100,000.00 (Negociável)
Labradores puro
Kz60,000.00 (Fixo)
Crias de Rotweiler disponíveis para venda imediata
Kz100,000.00 (Fixo)
Crias de Rotweiler disponíveis para reserva
Kz350,000.00 (Negociável)
Topo