Para uma melhor experiência, mude seu navegador para CHROME, FIREFOX, OPERA ou Internet Explorer.

Vermifugação (Cães e Gatos) :: Meu Bicho em Casa


   Ao lado da vacinação, a vermifugação é uma das maiores demonstrações de carinho e principais obrigações dos proprietários para com os seus animais de estimação.

   Existe uma grande variedade de espécies de “vermes” que podem parasitar os animais domésticos e muitas delas podem atacar também a nós, seres humanos.

   As formas de transmissão podem variar desde picadas de pulgas ou de algumas espécies de mosquitos até a forma mais comum que é  a via fecal-oral, em outras palavras, a ingestão de material contaminado por fezes de animal portador de algum parasita.

   Os locais onde eles se alojam e causam danos também variam. No caso do verme de nome <i>Dirofilaria immitis</i>, transmitido pela picada de determinados mosquitos, os locais onde ele se instala são uma câmara do coração chamada ventrículo direito e a artéria pulmonar que leva o sangue do coração para os pulmões. Enquanto que vermes dos Gêneros Giardia e Ancylostoma classicamente afetam a mucosa intestinal, causando diferentes tipos  de sintomas que estão associados a biologia deles.

   A vermifugação se mostra um método eficaz tanto na prevenção quanto no tratamento da grande maioria das doenças causadas por vermes. Os melhores vermífugos (medicações usadas no combate aos parasitas) são os que tem como princípio ativo substâncias como a milbemicina, o praziquantel, o pirantel, o febendazol, dentre outros. Pelo fato de existir no mercado uma grande variedade de medicações que tem essas e outras drogas em sua composição e, principalmente, porque a dose adequada para cada animal deve ser cuidadosamente respeitada, o Médico Veterinário é uma figura indispensável no processo.

  O cálculo da dose exata da medicação é de extrema importância pois quando abaixo das necessárias não irão proteger, muito menos tratar o animal. Enquanto estando acima das recomendadas podem causar intoxicações.

   Atualmente a vermifugação é um procedimento de custo relativamente baixo e que se tornou muito simples pois existe no mercado uma grande quantidade de fabricantes produzindo drogas de qualidade e palatáveis, ou seja, com odor e sabor agradáveis para facilitar o interesse dos bichinhos e garantir que o produto seja adequadamente ingerido.

   A prevenção é a maior garantia de saúde para o seu amigo. Leve-o regularmente ao Médico Veterinário e exija que a vermifugação seja, sempre que possível, atualizada. Dessa forma você garantirá a saúde dele e evitará gastos excessivos com tratamentos pós infecções.



Source link

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Anúncios em destaque
Anúncios Recentes
Rottweiler
Kz100,000.00 (Negociável)
Labradores puro
Kz60,000.00 (Fixo)
Crias de Rotweiler disponíveis para venda imediata
Kz100,000.00 (Fixo)
Crias de Rotweiler disponíveis para reserva
Kz350,000.00 (Negociável)
Labradores puro
Kz90,000.00 (Negociável)
Topo